Saiba como escolher o bebedouro e o comedouro para gatos e previna possíveis problemas de saúde
Índice de Conteúdos
Escolher uma boa ração para o seu gato é fundamental para garantir uma nutrição saudável. Mas além dos cuidados com a alimentação, existem outros fatores que contribuem para o bem-estar do seu amigo. Sabia que a escolha do bebedouro e comedouro para gatos pode prevenir problemas de saúde? É verdade!
A alimentação do seu gato vai além daquilo que ele ingere. O local e a forma como se alimenta também contribui para que tenha mais ou menos saúde.
Neste artigo, vamos partilhar os melhores conselhos dos especialistas sobre os bebedouros e comedouros para gatos.
Quais são as características dos principais bebedouros e comedouros para gatos?
Existem diferentes tipos de comedouro para gatos e cada um deles apresenta mais-valias distintas. Veja as diferentes características deste tipo de acessório:
Bebedouro e comedouro de plástico para gato
São leves, resistentes e mais económicos. No entanto, sem a devida higienização podem ser um ambiente perfeito para a proliferação de bactérias.
Aconselhamos que estes bebedouros e comedouros sejam substituídos de forma frequente.
Bebedouro e comedouro de inox para gatos
São duráveis, fáceis de limpar e hipoalergénicos. Apesar de não reter odores, recomendamos que a higienização seja feita de forma regular.
Além disso, assegure-se que estejam bem fixados para evitar que se desloquem e façam ruídos enquanto os gatos comem (há gatos que se assustam com este tipo de ruído).
Bebedouro e comedouro de cerâmica para gatos
Comedouros e bebedouros de cerâmica são pesados, o que os torna estáveis e difíceis de serem derrubados. São de fácil higienização.
Aconselhamos que os substitua caso lasquem, de forma a evitar qualquer ferimento no seu gato.
Bebedouros e comedouros de cimento para gatos
São muito resistentes e duráveis. São pesados, o que assegura maior estabilidade. Caso o cimento não seja esmaltado, requer uma higienização mais frequente devido à porosidade da sua superfície.
Fonte de água para gatos
Fontes de água para gatos são excelentes para incentivar o pet a ingerir mais líquido, uma vez que muitos animais preferem água corrente. Além disso, a filtração constante mantém a água fresca.
Entre um bebedouro comum e uma fonte de água para gatos, aconselhamos sempre que escolha a fonte.
Quais os benefícios de elevar o bebedouro e comedouro do meu gato?
Quando eleva o bebedouro e comedouro do seu gato, permite que o seu pet se alimente numa posição mais natural, o que garante uma melhor digestão e maior conforto.
De um modo geral, estes são os benefícios de elevar o bebedouro e comedouro para gatos:
- Alimentação mais fácil: bebedouros e comedouros para gatos que tenham um suporte ou sejam elevados asseguram uma alimentação mais natural.
- Articulações e pescoço livres de dores: ao serem obrigados a curvarem-se para se alimentar, os gatos forçam o seu pescoço e as suas articulações, o que ao longo do tempo, cria desconforto e pode dar origem a limitações de mobilidade.
Além disso, em algumas situações especiais, um bebedouro e comedouro com suporte significa uma melhor qualidade de vida para gatos que tenham:
- Problemas de deglutição: se o gato possui algum problema de deglutição, causado por uma doença oral ou distúrbio neurológico, um bebedouro e comedouro com suporte vai facilitar a alimentação.
- Problemas de mobilidade: gatos idosos ou com problemas nas articulações beneficiam de um bebedouro e comedouro elevados. Abaixar-se ao nível do chão causa dor e sofrimento aos gatos nestas condições.
- Gatos com megaesôfago: trata-se de uma condição médica em que o esôfago contrai os músculos de forma inadequada, afetando a capacidade dos alimentos fazerem o seu caminho natural da boca até ao estômago. Quando o bebedouro e o comedouro estão elevados, a gravidade faz o seu papel e facilita o trabalho do esôfago.
Para que o seu gato usufrua destes benefícios pode optar por um bebedouro e comedouro com suporte ou elevar de forma manual estes acessórios.
Seja com recurso a uma caixa ou um pequeno móvel, o importante é que o bebedouro e comedouro esteja à altura da boca do seu gato, evitando que ele curve o seu pescoço para obter o alimento e a água.
Fadiga do bigode: o que é e qual a relação com os bebedouros e comedouros para gatos?
Apesar de não ser um termo consensual entre os médicos veterinários, muitos especialistas referem a chamada “fadiga do bigode”, uma condição que surge quando os bigodes dos gatos tocam as laterais dos bebedouros e comedouros.
Quando os bigodes dos gatos roçam em demasia os bebedouros e comedouros, cria-se um estado de stress, devido à função sensorial que os mesmos possuem.
Por exemplo, se notar alguma relutância do seu gato em utilizar o bebedouro ou comedouro, certifique-se que o diâmetro das taças é maior do que os bigodes do seu gato (de uma ponta à outra).
É por isso, que muitos gatos só comem quando têm o comedouro cheio, pois desta forma não precisam ir ao fundo da tigela (e roçar os seus bigodes). O mesmo acontece com a água: há gatos que só bebem água se o recipiente estiver muito cheio.
Como escolher o melhor bebedouro e comedouro para o meu gato?
Para escolher o melhor bebedouro e comedouro para o seu gato, recomendamos que tenha em conta o seguinte:
- O comportamento do seu gato: se o seu amigo tem tendência para brincar com a comida, aconselhamos que escolha um comedouro para gatos que assegure uma maior estabilidade, como os de cerâmica e/ou cimento. Uma vez que o seu pet gosta de brincar, aconselhamos uma fonte de água, pois a água corrente irá chamar a atenção do seu gato.
- A facilidade de limpeza: escolha bebedouros e comedouros que sejam fáceis de limpar e que possam ser colocados na máquina de lavar louça.
- Tamanho e capacidade: certifique-se de que o tamanho do comedouro é adequado para a quantidade de ração que o seu gato consome.
Lembre-se de elevar o bebedouro e comedouro do seu gato, bem como de escolher recipientes com um diâmetro adequado de forma evitar a “fadiga do bigode”.
Qual o melhor local para colocar o bebedouro e comedouro do meu gato?
Para nós, existem 4 regras de ouro no que diz respeito à localização dos bebedouros e comedouros para gatos:
- Escolha um local calmo e tranquilo;
- Mantenha o bebedouro e comedouro para gatos longe da caixa de areia (ninguém gosta de fazer as refeições perto da casa de banho, não é mesmo?);
- Certifique-se que, enquanto se alimentam, os gatos conseguem ter uma boa linha de visão do ambiente (os gatos gostam de controlar o que acontece à sua volta);
- Distribua mais do que um bebedouro pela casa.
Se encontrar um local onde o seu gato goste de comer e de beber água, mantenha esse local. Os gatos são animais de hábitos e as mudanças na sua rotina quase sempre geram um stress desnecessário.
Precisa de ajuda para escolher o bebedouro e comedouro para o seu gato? Fale connosco
Aqui, na Espaço Animal, temos apoiado centenas de tutores, ao esclarecer dúvidas e partilhar o conhecimento que acumulámos ao longo dos anos.
Precisa de ajuda para escolher o bebedouro e comedouro para o seu gato? Fale connosco!
Temos muito gosto quando podemos ajudar os tutores a darem uma melhor qualidade de vida aos seus animais de companhia.
Conte connosco!
Ver Comedouros e Bebedouros para Gatos
Ver Ração Seca para Gato
Ver Húmida para Gato