Espaço Animal

Os piores conselhos que já foram dados sobre a ração para cão (o 7.º merece atenção especial)

Publicado por: Espaço Animal
dez, 13, 2023
Cão
Os piores conselhos que já foram dados sobre a ração para cão (o 7.º merece atenção especial)

Escolher a ração para o seu cão pode parecer um desafio diante da variedade de opções de alimentos e de conselhos disponíveis. Enquanto procuram o melhor para os seus companheiros, muitos tutores ouvem as mais variadas dicas e conselhos, alguns deles autênticos disparates.

Hoje, partilhamos consigo os piores conselhos que já foram dados sobre a ração para cão. Dos conceitos ultrapassados aos mitos persistentes, este artigo vai esclarecer e corrigir alguns dos piores conselhos sobre alimentação canina que circulam entre os tutores de cães.

cão a correr com a taça da ração vazia
Os tutores devem procurar informação junto de fontes confiáveis

Os 7 piores conselhos sobre ração para cão explicados pelos especialistas

1. Qualquer ração para cão serve… eles não notam a diferença!

Os cães notam a diferença, sim! Na textura, no paladar e o pior: sentem as consequências na sua saúde.

Apesar das suas papilas gustativas serem mais limitadas que as dos humanos, os cães têm paladar e são capazes de experimentar sabores doces, salgados e amargos. Mas é a textura (e o cheiro) o que mais atrai os cães, quando o assunto é comida.

Na hora de escolher a ração para o seu cão, tenha em conta o odor, a textura e, principalmente, a qualidade dos ingredientes da ração.

O ideal é que escolha uma ração para cão que com uma boa percentagem de proteína. Procure por embalagens que dizem “alimento de” em vez de “alimento com sabor a” e opte por rações em que a proteína (peixe, carne de aves ou bovina, por exemplo) aparece como o primeiro ingrediente listado no rótulo.

Isto porque, de acordo com as regras europeias, os ingredientes que constituem a ração devem ser apresentados por ordem decrescente, ou seja: o primeiro ingrediente é o que possui maior peso na ração.

E lembre-se que diferentes raças, idades e níveis de atividade exigem diferentes tipos de ração.

2. Trocar a ração do cão frequentemente evita o tédio alimentar

A mudança frequente da ração do seu cão pode causar problemas digestivos. Além disso, caso surja alguma sensibilidade ou intolerância alimentar, identificar a origem do problema poderá ser mais difícil.

Aconselhamos que encontre uma ração que o seu cão goste e que atenda às suas necessidades nutricionais.

Poderá alternar a ração seca com a ração húmida para uma maior variedade na textura dos alimentos, algo que os cães apreciam bastante. Mas introduza a nova ração sempre de forma gradual e com atenção redobrada para possíveis sinais de intolerância alimentar.

ração para cão seca e húmida
Poderá alternar entre a ração para cão seca e húmida para garantir uma textura mais variada na alimentação

3. Quanto mais caras, melhores são as rações para cão

Nem sempre o preço é um indicador de qualidade. Alguns alimentos mais caros podem não entregar o que prometem em termos de valores nutricionais.

O importante é verificar os ingredientes listados e garantir que a ração atende às necessidades específicas do seu cão.

4. Se o cão gosta é porque a ração é boa

A preferência do cão não mede o valor nutricional da ração. Alguns cães podem preferir alimentos menos saudáveis.

Muitas vezes, nas rações com pouca proteína e um baixo valor nutricional é adicionada uma maior quantidade de sal para estimular o apetite dos animais.

Tal como acontece com os humanos, por vezes é necessário educar o paladar canino para que aceite determinados alimentos.

5. É melhor dar ração seca ao cão para garantir a limpeza dos dentes

Embora a ração seca possa oferecer alguns benefícios em comparação com as rações húmidas, a ideia de que ela, por si só, garante uma limpeza oral adequada é um mito.

É verdade que a ração húmida pode aderir mais aos dentes e, potencialmente, contribuir para a formação de placa se a higiene oral não for mantida. No entanto, isso não significa que a ração seca seja uma solução eficaz para a higiene oral por si só.

A ração seca para cães proporciona uma limpeza mecânica, na medida em que os grãos criam fricção com os dentes, ajudando a remover a placa bacteriana. Mas essa limpeza é limitada e os cães precisam ter cuidados regulares com a sua saúde oral para evitar doenças e problemas no futuro.

Aconselhamos que leve o seu cão ao veterinário de forma regular e que siga as suas orientações para garantir uma boa higiene oral ao seu companheiro.

6. A ração para cães de pequeno e grande porte pode ser igual quando eles ainda são cachorros

cachorro a comer ração
No primeiro ano de vida,a ração do cão deve garantir todos os ingredientes para um crescimento saudável de acordo com a raça e porte

A ideia de que os cães de diferentes portes podem ser alimentados com a mesma ração, quando ainda são bebés, é um equívoco comum que pode ter implicações significativas no futuro.

Raças pequenas e grandes têm necessidades nutricionais distintas, que são atendidas por fórmulas adaptadas para essas diferenças. Por exemplo, nas raças grandes, em especial quando ainda são cachorros (até 1 ano de idade), é crucial que o crescimento seja controlado para evitar problemas de saúde.

Neste sentido, as rações para cães de grande porte são formuladas para promover um crescimento saudável e gradual. Para essas raças, a saúde das articulações deve ser uma preocupação mesmo quando ainda são cachorros.

Desta forma, no primeiro ano de vida, a ração do cão deve garantir um desenvolvimento saudável, ajustados às características específicas da raça e do porte.

7. A ração para cão pode ser substituída por comida caseira

A alimentação caseira, confecionada pelos tutores, tem sido uma tendência em crescimento, em especial para os animais com problemas de saúde e/ou que rejeitam a ração comercial, devido a intolerâncias alimentares.

Mas este pode ser um péssimo conselho, se a substituição for feita sem critérios. Isto porque é necessário um grande conhecimento por parte dos tutores para garantir uma alimentação nutritiva e equilibrada.

A alimentação caseira requer um cuidado redobrado para assegurar que todas as necessidades nutricionais do cão são atendidas. Isto inclui a proporção correta de proteínas, gorduras, hidratos de carbono, vitaminas e minerais.

Além disso, alguns alimentos que são seguros para os humanos podem ser tóxicos para cães, como cebolas ou uvas. É fundamental conhecer e evitar esses alimentos ao preparar as refeições caseiras.

A substituição da ração para cão por comida caseira não é uma decisão que possa ser tomada de ânimo leve. Requer um planeamento cuidadoso, um grande conhecimento sobre nutrição canina e, ainda, um acompanhamento regular por profissionais. Sem essas precauções, os cães estão sujeitos a deficiências nutricionais que podem ter um impacto negativo na sua saúde.

alimentos saudáveis e naturais
A substituição da ração por comida caseira deve ser feita com o acompanhamento de um profissional

Tem dúvidas sobre a escolha da ração para o cão? Fale connosco!

Os genes, o ambiente e a alimentação exercem uma grande influência sobre a saúde do seu cão. E dentre estes 3 factores, a alimentação é aquele sobre o qual os tutores têm um maior controlo.

É por isso que a alimentação é um dos pilares da Medicina Veterinária Preventiva, na medida em que, através dos alimentos, é possível prevenir doenças e até mesmo retardar a sua progressão.

Aconselhamos que fundamente as suas decisões em informações confiáveis e, sempre que possível, consulte um profissional para apoiar na escolha da ração para o seu cão.

Uma nutrição adequada é a chave para a saúde e a longevidade do seu amigo de quatro patas. Desconfie de conselhos sem fundamentos e invista no bem-estar do seu cão.

Se precisar esclarecer alguma questão sobre rações para cães, fale conosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar!


Ração Seca para Cão

Ver Ração Seca para Cão

Ração Húmida Cão

Ver Ração Húmida para Cão

Comedouros e Bebedouros Cães

Ver Comedouros e Bebedouros para Cão