Conheça o TOP 10 das camas para cães e veja as dicas dos especialistas para uma escolha certa
Índice de Conteúdos
Mais que um local para dormir, as camas para cães são um espaço seguro que oferece a sensação de proteção.
É verdade que cada cão tem suas preferências e necessidades individuais quando se trata de dormir. Mas as dicas dos nossos especialistas em comportamento animal vão facilitar (e muito!) a escolha da cama perfeita para o seu cão!
8 Dicas preciosas para escolher as camas para cães
Seja para um filhote que precisa de aconchego ou para um cão de grande porte que necessita de mais espaço, estas dicas vão ajudar a escolher a cama ideal para o seu fiel companheiro.
1. Conheça as preferências do seu cão
Cada cão tem as suas preferências e necessidades individuais quando se trata de dormir. Observe como o seu cão gosta de dormir. Ele tem tendência para enrolar-se ou prefere esticar-se? Gosta mais de superfícies macias ou mais firmes?
Todas essas respostas vão ajudar a determinar o tipo de cama ideal para o seu cão.
2. Meça o seu cão
Meça o seu cão enquanto ele dorme. Adicione alguns centímetros a essas medidas para garantir que a futura cama tenha espaço suficiente para que ele se estique.
3. Avalie a saúde do seu cão
Considere quaisquer condições de saúde que seu cão possa ter, como artrite ou problemas na anca. Nestes casos, os colchões e camas para cães com espuma ortopédica são uma ótima escolha.
Sabia que algumas das camas para cães são confecionadas com enchimento ortopédico em Memory Foam, também conhecido por espuma viscoelástica? A espuma viscoelástica foi criada pela NASA, na década de 60, para tornar mais segura e confortável a viagem das tripulações ao espaço.
Além de ser muito confortável, as camas para cães com Memory Foam permitem um melhor alinhamento ósseo e favorecem a circulação sanguínea.
4. Escolha o material adequado
As camas para cães podem ser feitas com os mais variados materiais: do tecido tipo peluche ao algodão, existem ainda as camas para cães confecionadas com polyester, veludo ou lã de algodão.
As camas de plástico para cães são uma boa opção para os tutores que priorizam a facilidade de higienização. Para limpar uma cama de plástico, basta retirar o colchão e as almofadas e cobertores, se for o caso, e lavar estes acessórios. Já a própria cama de plástico pode ser lavada com água abundante e sabão.
Também são ótimas para o uso no exterior e para os cães que tenham alergias a determinados tecidos e para os cães que têm tendência a roer, já que o plástico é um material mais resistente.
As camas para cães com tecido impermeável são uma boa escolha para os cães que têm tendência a babar-se ou para aqueles que adoram brincar com a água e lembram-se de usar a caminha quando estão ainda molhados.
Mas também para os cachorros que ainda não se habituaram com as idas à rua ou para os cães séniores que, por vezes, perdem urina, ou para os cães que, infelizmente, têm problemas de saúde, sendo incapazes de controlar a urina e as fezes.
Nestes casos, as camas impermeáveis para cães oferecem mais do que praticidade e ajudam também a garantir uma melhor qualidade de vida.
5. Considere a facilidade de limpeza
Camas para cães com capas removíveis e laváveis são mais fáceis de manter limpas. Por isso, as camas laváveis para cães são essenciais para manter o ambiente livre de odores e parasitas.
6. Pense na localização da cama
Decida onde a cama será colocada. Caso seja colocado no exterior, as camas para cães devem ser feitas com materiais resistentes às intempéries, como por exemplo as camas de plástico ou com tecido impermeável.
Se for para colocar a cama dentro de casa, considere o espaço disponível e a decoração.
7. Acompanhe o uso da cama
Após a introdução da nova cama, observe como o seu cão interage com ela. Se ele parecer relutante em usá-la, pode ser necessário um período de adaptação.
Caso o seu cão não esteja a dar grande uso à sua cama, experimente colocá-la num local onde os tutores passam mais tempo, como o local de trabalho (no caso do home office), ou de descanso. Lembre-se que os cães se sentem mais protegidos perto dos seus tutores.
8. Higienize a cama de forma regular
Mantenha a cama do seu cão limpa e em bom estado, lavando-a regularmente e inspecionando-a para detetar sinais de desgaste.
Conheça o TOP 10 das camas para cães
Veja agora os 4 principais tipos de camas para cães.
Cama para cães | Modelo tradicional
São as camas mais comuns e variam muito em termos de forma, tamanho e material. Podem ter as bordas mais ou menos elevadas.
A caminha número 1, da imagem abaixo, é o modelo mais tradicional: macia e muito confortável. Já a cama número 2 possui uma almofada reversível e pode lavá-la à mão, em temperaturas de até 30ºC.
Por fim, a cama para cão, número 3, possui uma capa amovível para lavagem e o seu enchimento ortopédico é em Memory Foam.
Camas para cães | Modelo Colchão
Os colchões são a cama perfeita para os cães que gostam de se esticar enquanto dormem.
Os colchões podem ser confecionados em linho, um tecido que permite que o cão se sinta confortável, mesmo nos dias mais quentes (imagem 4).
Os colchões podem também ser revestidos com pelo suave, ter um enchimento ortopédico e serem laváveis à máquina (número 5).
Os modelos de colchões para cães mais tradicionais, como o da imagem 6, é macio, confortável e lavável à máquina.
Camas para cães | Material Impermeável
Muitos tutores procuram camas para cães com tecido impermeável, devido aos mais diversos motivos.
É possível encontrar camas para cães no modelo tradicional, mas tecido impermeável que impede a passagem da humidade do chão (imagem 7), e também no formato de colchão (imagem 8).
Em ambos os casos, basta passar um pano húmido e a limpeza está feita. No caso da imagem 8, a cama para cão é confecionada com o mesmo material das velas dos barcos. Por isso, a resistência e a durabilidade estão garantidas!
Camas para Cães | Material Plástico
As camas ou cestos de plástico podem ser uma escolha prática para os tutores que não querem despender muito tempo com a limpeza e para cães que passam muito tempo a brincar ou a descansar ao ar livre.
Na imagem abaixo, ambas as camas de plástico para cães são confecionadas com plástico resistente e possuem ranhuras que facilitam a ventilação, além de uma borda rebaixada para que o cão entre com maior facilidade, sendo ideal para cães com uma idade mais avançada.
Escolher a cama certa para o seu cão é também um ato de carinho, na medida em que este acessório contribui para o bem-estar do seu amigo.
Se tiver alguma dúvida sobre qual é a melhor opção para o seu pet, fale connosco e nós ajudamos a escolher as melhores camas para cães.
Pode também visitar a loja online do Espaço Animal e encontrar uma caminha que se adapte perfeitamente ao estilo de vida do seu cão, garantindo o descanso que ele merece.